Páginas

ATENÇÃO

- Blog: Cronicas e Contos de RPG - Eduardo Teixeira (textos protegidos, sua reprodução é proibida sem a autorização prévia do autor).

SOBRE A LEITURA: VAMOS LER, POIS LER É APRENDER.


A importância da leitura vem a cada dia ganhando força em seus diversos segmentos, pois é um dos requisitos básicos na aprendizagem do indivíduo. O ato de ler é muito importante, pois a leitura vem aos poucos contribuir para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.

Quem lê muito escreve bem

Não há como negar que ler contribui para a desenvoltura na escrita, pois vamos incorporando bons modelos de estruturação das ideias, ampliando repertórios, conhecendo novas palavras. Porém, é comum encontrarmos pessoas que leem muito, mas encontram dificuldades para escrever. Pode ser que isso ocorra pela qualidade da leitura. A leitura para a apreensão de conteúdos é básica; no entanto, se também prestarmos atenção na forma como os textos são compostos, podemos usufruir de todo o conhecimento a respeito da linguagem que uma leitura efetiva pode proporcionar e, assim, vamos nos tornando capazes de compor bons textos.

Vale a dica: Estar atento aos modos particulares de escrever dos diferentes autores, em especial daqueles que apreciamos, pode ser um prazer a mais na leitura. Pensar em como você próprio escreveria sobre o tema (e aventurar-se a escrever!), valendo-se do conhecimento dessas inúmeras possibilidades, ajuda-o no aperfeiçoamento de sua própria escrita.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Paixao a primeira vista (Vedra Bernard)

Em uma sexta-feira, a mulher vendo seus e-mails, recebe uma mensagem de uma antiga amiga falando das maravilhas de se morar em uma cidade grande, como Nova York. Movimento, possibilidade de se crescer na profissão, facilidades, agitação noturna, festas, belos rapazes... “Por que não?” - pensou.

Aproveitou que estava na sua hora de almoço e acessou, pela Internet, um site de viagens para ver os preços dos vôos. Ela sempre foi assim, impulsiva. Quando menos se esperava, ela aparecia com uma novidade inesperada.

Olhou os preços das passagens, fez alguns calculos, mentalmente lembrou-se de quanto tinha em sua conta bancária. Simulou, pelo site, a compra de uma passagem aérea e clicou no BUY (comprar).

Iria passar, pelo menos, o fim de semana em Nova York. Respondeu ao e-mail da amiga, informando que chegaria no domingo, a tarde, no vôo 555.

Nao sabia o que lhe esperava, apenas queria se divertir um pouco, reencontrar a amiga de anos, saber das novidades, dançar, ver gente bonita e, quem sabe, fazer algumas compras nas lojas da “Big Apple”.

O que a esperava não podia saber, mas foi tomada de uma grande ansiedade pelo passeio.

Chegou domingo, e as 16:30 chegava a Nova York. Saiu da área de desembarque empurrando um carrinho de bagagem, onde levava apenas uma pequena mala cm algumas peças de roupa e acessórios.

Ao longe, reconheceu sua amiga que acena com uma das mãos levantadas e um grande sorriso nos lábios. As duas se reecontravam depois de anos e um grande abraço foi o recomeço. Depois de se olharem, trocarem algumas palavras doces, as amigas caminham em direção a saída do aeroporto JFK.

O sol brilha do lado de fora e uma brisa suave, traz os cheiros da cidade grande – fumaça, cachorro quente, perfumes variados e misturados...

A mulher fecha os olhos e se deixa impregnar pelos cheiros, sons e atmosfera. De repente tem a sensação de já ter estado ali em algum momento de sua vida. Foi paixão a primeira vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário