Páginas

ATENÇÃO

- Blog: Cronicas e Contos de RPG - Eduardo Teixeira (textos protegidos, sua reprodução é proibida sem a autorização prévia do autor).

SOBRE A LEITURA: VAMOS LER, POIS LER É APRENDER.


A importância da leitura vem a cada dia ganhando força em seus diversos segmentos, pois é um dos requisitos básicos na aprendizagem do indivíduo. O ato de ler é muito importante, pois a leitura vem aos poucos contribuir para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.

Quem lê muito escreve bem

Não há como negar que ler contribui para a desenvoltura na escrita, pois vamos incorporando bons modelos de estruturação das ideias, ampliando repertórios, conhecendo novas palavras. Porém, é comum encontrarmos pessoas que leem muito, mas encontram dificuldades para escrever. Pode ser que isso ocorra pela qualidade da leitura. A leitura para a apreensão de conteúdos é básica; no entanto, se também prestarmos atenção na forma como os textos são compostos, podemos usufruir de todo o conhecimento a respeito da linguagem que uma leitura efetiva pode proporcionar e, assim, vamos nos tornando capazes de compor bons textos.

Vale a dica: Estar atento aos modos particulares de escrever dos diferentes autores, em especial daqueles que apreciamos, pode ser um prazer a mais na leitura. Pensar em como você próprio escreveria sobre o tema (e aventurar-se a escrever!), valendo-se do conhecimento dessas inúmeras possibilidades, ajuda-o no aperfeiçoamento de sua própria escrita.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

OUTRO CAÇADOR NA CIDADE DE OURO - parte 2



A cidade de Ouro, é uma cidade dominada por seres sobrenaturais , por conta disso a cidade sofreu com a violência e os crimes bizarros que aconteciam nela. A cidade é chamada dessa maneira, por ter sido uma cidade muito rica em minério de Ouro, alem disso guarda muitos tesouros conforme diz a lenda. A noite na cidade é perigoso até mesmo respirar perto de alguém , não à pessoas suspeita mais também não à em quem confiar. Um rastreador de monstro, como era chamado o caçador, se aproxima da praça solta o cigarro ao mesmo tempo gospe no chão " maldito cigarro barato " , caminhava em passos pequenos e curtos avistando uma pessoa na praça ali mesmo fica a observa o que a escuridão noturna tinha a oferecer para um caçador, mais ele não era um caçador comum, ele tinha dons e habilidade estranhas e para-normais. A mulher que tava na praça, avista ao longe um rapaz que vinha caminhando e a observa, não lhe dando muita atenção apenas diz:

-Boa noite

O caçador ouviu as palavras de uma mulher e vagarosamente se aproxima e pergunta se a mulher tinha isquero para começar o assunto e diz :

- Boa noite moça você tem isquero ai?

O caçador observa se seu microrastreador estava no bolso "tudo em mão". A cidade possui uma variação impressionante de seres sobrenaturais, criaturas, monstros e como for chamado, mais o caçador sempre esteve atento em relação a isso.

A mulher encara o homem de cima a baixo e diz:

- Que pena, parei de fumar ontem... é uma coisa séria essa de vícios!

O caçador suspirava fundo as suas mãos tremulas estavam escondidas nas costas , ele não tinha bebido hoje e o dia não tinha sido um dos melhores responde a moça e ela ainda o encarando percebe que ele não passa muito bem, pede fogo e treme tentando disfarçar com as mãos nos bolsos e dialoga com ele levantando uma sobrancelha.

O caçador diz :
- Tudo bem , sim esse vicio é uma coisas que tenho que parar , mais o que faz uma moça assim a essas horas pelo centro da cidade , as historias desse lugar correm pela boca do povo e são macabras.

A mulher diz:
- Olha, sou nova na cidade e estou conhecendo o lugar, tais boatos eu ignoro. Você está bem?


Contudo agora os humanos que lutam contra as criaturas estavam com uma verdadeira batata quente na mão, cada vez mais monstros lotavam a cidade. Os dois conversavam e a voz deles cortava no silêncio da desértica e isolada rua , mais também ja era tarde poucas pessoas comuns costumam ficar até essas horas.
O caçador apreciava a noite como nunca, as estrelas realmente são lindas de se olhar. Jonas como se chamava o caçador, tava com uma vontade de fumar mais deixa pra depois, pois não poderia acender o cigarro se já tinha pedido o isquero para a moça , confere se a chave do carro estava com ele " uffa !!! que susto esta aqui " e se foca nas palavras da moça fala com ela colocando as mãos nos bolsos e espera a moça responder com um sorriso. A mulher começa a achar a atitude do estranho suspeita, primeiro lhe conta sobre acontecimentos macabros e ainda assim tenta ser simpático "esse cara quer alguma coisa, normal ele não parece estar" pensa. Respira fundo.

O caçador:
- ahhhhh você é nova então?! Poxa legal seja bem vinda a cidade de Ouro, e não se assuste comigo eu estou ótimo é que meu dia hoje não foi um dos melhores , e ai me fala o que ta achando da cidade ?

A mulher:
- Até agora não vi nada de estranho na cidade e estranho você estar perdido também por aqui a essa hora...


Ambos estavam se conhecendo e ao mesmo tempo desconfiados um do outro.
O caçador ajeita sua magnum 44 negra para não mostrar que carregava ela " é minha companheira esta mais gelada do que nunca " dava mais uns quatro passos para se aproximar da moça passos pequenos, curtos e discretos e olha para ela e continua a dialogar ainda com o sorriso. A mulher lança um olhar desconfiado ao rapaz que tenta se aproximar e dá três passos para trás e ao mesmo tempo falando com o caçador esboçando um leve sorriso. Ela tenta se controlar para não perder a paciência em meio a conversa.

O caçador:
- Não-não eu sempre estou por aqui , gosto de ser amigável com as pessoas que frequentam a praça e sobre as historias eu também não acredito mais que são faladas isso sim. Mais não se preocupe não essa cidade é muito linda e você vai gostar.Qual é seu nome ???*

A mulher responde:
-É sim uma bela cidade, se todos forem tão simpáticos como você acredito que tais boatos sejam infundados. Pode me chamar de Gisele, muito prazer e você é....?

O agente tira a merda do seu cigarro barato do bolso sem mais e sem menos o isquero também e acende ele , observa a fumaça a caminhar pelo vento apos uma longa tragada e responde a ela que seu nome era Jonas e que ela sempre ia ver ela na quele lugar , e vendo a cena da moça se afastando marca-lhe profundamente e imagina " hum !!! será que é medo ? " e tenta explicar do isquero pra ela de uma maneira idiota falando que seu isquero tava no bolso traseiro. A mulher pensa "realmente ele tem outras intenções além de ser amigável, tinha a porra do isqueiro no bolso o tempo todo! Fala de histórias macabras e tenta se aproxima... Porque sou nova na cidade, não quer dizer que seja burra" ainda com um sorriso amarelo responde ao caçador que confiava em que eles iam se encontrar novamente pela cidade mais brinca em relação ao vicio deixando claro que isso traria a ruína do agente assim ela não se contendo dá uma risada gostosa. O caçador já imaginava que ela não ia acreditar no que ele falou em relação ao isquero "mais que se ferre" e ainda assim responde a ela destacando bem o nome dela na sua frase " deve ser uma humana " imagina o caçador e ela rindo também responde ele.

O caçador diz:
- Minha ruína ainda não esta pra chegar assim dessa maneira , acho que Deus tem pena de mim , meu ato de fé vai chegar um dia ao fim eu sei mais creio que ainda não é a hora. Sim vamos se ver muito por aqui Gi.

A mulher diz:
- Calma, não precisa se irritar afinal todos somos cheios de imperfeições e vícios, mas isso é ser HUMANO não? E pelo que vejo não tens muita vocação pra carola. Podemos a qualquer reencontro desses sentar pra curtir um BOM cigarro e quem sabe algumas doses pra relaxar.


O caçador faz uma oração falando baixinho essas palavras " Per signum X crucis, de X inimicis nostris libera-nos Deus X noster. In nonime Patris X et Fílii X et Spitiui Sancto X.Amen ". Assim Jonas o caçador solta um tipo de magia, um dom, para descobrir se ela é realmente humana , tendo total sucesso pode saber que ela não é humana e sim ser demônio do qual teria sua missão de rastreala , caçala e passar isso adiante perante outros caçadores. A mulher se incomoda com as palavras daquele rapaz patético e resolve ir embora e vira-se e começa a caminhar. O caçador segui ela. A mulher que foi descoberta pelo caçador percebe que está sendo seguida e ao virar a esquina desaparece por completo das vistas do rapaz. Sumiu!!!!

O caçador pensa "Vou pegar ela ainda! " acende mais um cigarro e da um gole no conhaque que carrega em um vidro térmico " vou continuar na praça perdi o sono e não consegui rastreala vou ficar de olho bem aberto " caminha em direção a praça e senta em um banco , estava nervoso o cigarro já tinha acabado e acende outro para matar sua frustração e assim outro , outro e outro... Talvez o caçador nem durma nessa noite.







Eduardo Teixeira





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário