Páginas

ATENÇÃO

- Blog: Cronicas e Contos de RPG - Eduardo Teixeira (textos protegidos, sua reprodução é proibida sem a autorização prévia do autor).

SOBRE A LEITURA: VAMOS LER, POIS LER É APRENDER.


A importância da leitura vem a cada dia ganhando força em seus diversos segmentos, pois é um dos requisitos básicos na aprendizagem do indivíduo. O ato de ler é muito importante, pois a leitura vem aos poucos contribuir para a formação de leitores capazes de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos a extensão e a profundidade de cada texto lido.

Quem lê muito escreve bem

Não há como negar que ler contribui para a desenvoltura na escrita, pois vamos incorporando bons modelos de estruturação das ideias, ampliando repertórios, conhecendo novas palavras. Porém, é comum encontrarmos pessoas que leem muito, mas encontram dificuldades para escrever. Pode ser que isso ocorra pela qualidade da leitura. A leitura para a apreensão de conteúdos é básica; no entanto, se também prestarmos atenção na forma como os textos são compostos, podemos usufruir de todo o conhecimento a respeito da linguagem que uma leitura efetiva pode proporcionar e, assim, vamos nos tornando capazes de compor bons textos.

Vale a dica: Estar atento aos modos particulares de escrever dos diferentes autores, em especial daqueles que apreciamos, pode ser um prazer a mais na leitura. Pensar em como você próprio escreveria sobre o tema (e aventurar-se a escrever!), valendo-se do conhecimento dessas inúmeras possibilidades, ajuda-o no aperfeiçoamento de sua própria escrita.

domingo, 12 de setembro de 2010

Artes Marciais - GURPS



GURPS Artes marciais, como quase toda série de GURPS, é um livro-aula. Já no primeiro capitulo temos uma visão histórica das artes marciais na China, Japão, Indonésia e Coréia, além da influência de religiões como Taoísmo, Budismo e também sobre figuras marcantes como Bruce Lee e Miyamoto Musashi. Não sendo o bastante, neste mesmo capitulo ainda temos informações sobre as mulheres e as artes marciais e a relação entre as leis e os mais variados estilos de combate.
O capitulo 2 é voltado as regras, novas vantagens e pericias, assim como opções para estilo marcial cinematográfico e futurista. Continuando com regras no capitulo 3, temos modelos mais completos de combate, com explicações para danos parciais, manobras especificas e partes diferenciadas do corpo.
No capitulo 4 temos o grande trunfo do livro, ele descreve vários (muitos mesmo) estilos marciais, mas diferente de todos os outros sistemas que conheço, nele um estilo não é apenas uma pericia, e sim um conjunto de pericias. Por exemplo, alguém com treinamento em ninjutsu necessita ter as pericias: Caratê, Judô, Furtividade, técnicas com ao menos duas armas brancas, acrobacia e salto. Estas são obrigatórias, além de uma série de opcionais.
O que isto tem em vantagem? Você pode personalizar completamente seu estilo, além de ter uma noção exata de para que ele te preparou. Você pode fazer um ninja que não é hábil com espadas, mas ótimos com facas de arremesso, um ninja com deficiência em combate corpo a corpo, mas ótimo em camuflagem e dissimulação, e ai por diante. Assim é com todos os estilos, incluindo os alienígenas.
Como sabemos, são poucas as artes marciais que utilizam apenas o corpo como ferramenta, por isto o capitulo 5 é totalmente dedicado a equipamentos vinculados aos mais diversos estilos, e não apenas instrumentos de combate, mas também com ferramentas auxiliares.
E no último capitulo encontramos uma descrição de como utilizar artes marciais em sua campanha.
Como é GURPS, merece destaque as colunas laterais em todo o livro, discursando sobre competições, exames de graduação, iniciação shaolin e os mais diversos temas.
Para quem gosta de GURPS ou apenas de artes marciais, este é mais um livro de leitura obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário